Figueira da Foz - Cruz Santos

Passeio em frente ao Posto de Turismo da Figueira da Foz- anos 50 -Século XX - Ao fundo a Serra da Boa Viagem. Desenho de Cruz Santos

sábado, 13 de agosto de 2016

Maiorca - Figueira da Foz

Heráldica
Escudo de verde, torre quadrangular de prata, lavrada de negro, aberta e frestada de vermelho, entre um ramo de oliveira e um ramo de sobreiro, ambos de prata e frutados de ouro, postos em orla, com os pés passados em aspa e atados com torçal de ouro; campanha diminuta ondada de três tiras de prata e azul. 
Coroa mural de prata de quatro torres. 
Listel branco, com a legenda a negro: «MAIORCA».

D.R.II Série nº 99, de 23/05/08



A tradição popular adoptou uma lenda para explicar o nome do povoado. De acordo com esta lenda, os habitantes de Montemor-o-velho afirmariam, do cimo do seu castelo, que o monte onde este se encontra edificado era o maior da região, ao que os habitantes de Maiorca responderiam, em referência ao seu próprio monte, "maior cá". Vendo esta disputa de fora, a população de Verride diria "vede e ride".

A povoação da Vila de Maiorca recebeu foral em 1194, outorgado pelo prior do Mosteiro de Santa Cruz.


É  orago de Maiorca  o Salvador do Mundo. 
Foi vigairaria do Cabido da Sé de Coimbra, no termo de Montemor-o-Velho. 
Passou mais tarde a priorado da apresentação do ordinário e de concurso. 
Era couto muito antigo ligado à Universidade de Coimbra, sendo mais tarde cabeça de concelho, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853.


Paróquia de Maiorca
Sobre a origem do topónimo, parece que a palavra “Maiorca” provém do árabe, sendo composta por dois topónimos: “Mal”, que significa “muito” e “Horca” que quer dizer “apertado”, devido ao facto de a antiga localização do povoado se situar numa ínsua estreita e comprida entre os dois braços do Rio Mondego. Maiorca é uma povoação muito antiga, que recebeu foral em 1194, concedido pelo Prior do Mosteiro de Santa Cruz. Foi vigairaria do Cabido da Sé de Coimbra, no termo de Montemor-o-Velho. Passou mais tarde a priorado da apresentação do ordinário e de concurso. Era couto muito antigo ligado à Universidade de Coimbra, sendo mais tarde cabeça de concelho, extinto pelo decreto de 31 de dezembro de 1853, altura em que passou a fazer parte do da Figueira da Foz.



Paço de Maiorca




Paço de Maiorca








Sem comentários:

Enviar um comentário