Figueira da Foz - Cruz Santos

Passeio em frente ao Posto de Turismo da Figueira da Foz- anos 50 -Século XX - Ao fundo a Serra da Boa Viagem. Desenho de Cruz Santos

sábado, 13 de agosto de 2016

Quiaios - Figueira da Foz

Heráldica
Escudo de ouro, com barco posto de proa, de azul, realçado de prata e vermelho, com lastro e remos de negro, entre dois pés de milho de verde, com espigas de ouro e postos em pala; em chefe, fio de prumo de vermelho com cordão de negro. 
Coroa mural de prata de quatro torres. 
Listel branco, com a legenda a negro: «QUIAIOS».

D.R.III Série nº 122, de 27/06/06


É vila muito antiga que precedeu a fundação da nacionalidade do país, cujo orago é São Mamede. 
Foi vigararia da apresentação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, seu donatário. Integrava em 1839 o concelho de Maiorca extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, passando então para o da Figueira da Foz.


Paróquia de Quiaios
Povoação antiga, que nos finais do século IX constituía uma villa rústica pertencente ao território de Montemor, Quiaios era no final do século XII vigararia da apresentação do Convento de Santa Cruz de Coimbra. 
Terá sido o cenóbio conimbricense quem ordenou, nesta época, a construção, ou reconstrução, da igreja paroquial da vila, dedicada ao mártir São Mamede. 
O actual edifício do templo resulta de uma obra de finais do século XVIII, que visaram sobretudo aumentar o volume do corpo da igreja. Integra elementos da campanha de obras maneirista, executada na década de 30 do século XVII, da qual subsiste a capela-mor, coberta por abóbada de caixotões. 
No programa decorativo destacam-se o tecto da nave, de madeira pintada, e os retábulos colaterais e o principal. Este último alberga uma pintura com a representação de São Mamede, da autoria do pintor conimbricense Luís Serra, datada de 1893. 

......


É vila muito antiga que precedeu a fundação da nacionalidade do país. Foi couto e vigairaria da apresentação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Mais tarde, em agosto de 1514, no reinado de D. Manuel I, recebe foral com as obrigações e regalias da povoação. Foi sede de concelho, abolido em 1836, e aparece como freguesia do concelho de Maiorca. Depois de exte último ter sido extinto, Quiaios passa, em dezembro de 1853, a integrar o concelho da Figueira da Foz.






Quiaios - Igreja Paroquial


Quiaios - Foral 1514



Quiaios - Panoràmica vista da Serra da Boa Viagem

Sem comentários:

Enviar um comentário